Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Um resumo sobre o “Real Digital” do Banco Central, que chegara para competir com as criptomoedas (Bitcoin e outras); Entenda

Publicado por Leandro Abou Jaoude
há 3 anos

A aplicação do dinheiro virtual no Brasil está cada vez mais próxima!

Isso porque o Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, 24, algumas novidades relacionadas ao lançamento do “real digital“, moeda virtual que possibilitará diminuir os custos com operações de pagamento ao passo que permitirá ampliar as possibilidades de transações.

O real digital será implementado como uma espécie de competidor direto das criptomoedas, como por exemplo o Bitcoin (BTC).

A diferença entre elas é que a moeda do BC será uma divisa com lastro na própria moeda, neste caso, o real, enquanto o Bitcoin (BTC) não conta com nenhum lastro, sendo o próprio Mercado o propulsor ou que desvalorizará a moeda.

Além disso, o “Real digital” será majoritariamente custodiado por instituições financeiras, com o saldo sempre presente nas instituições Bancárias, e as transações acontecendo por intermédio do próprio sistema bancário.

O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, Fabio Araujo, afirma entre outras facilidades da nova moeda, que:

“Você entraria com o dispositivo no supermercado e ele se conectaria na rede. Seria possível pegar coisas no supermercado, colocar no carrinho e sair”

Isso significa que não será possível enviar ou receber dinheiro entre duas pessoas sem que o sistema bancário seja notificado, a exemplo do que acontece atualmente com as criptomoedas.

O objetivo e a principal diferença da moeda digital do BC, é que esta pretende evitar atividades ilegais e criminosas, como por exemplo, a lavagem de dinheiro.

Qual será o valor desta nova moeda e onde ela será aceita?

A moeda virtual do BC será aceita em quaisquer operações de pagamento, assim como no Real convencional.

Sobre o valor, a questão ainda está em estudo. No entanto, a tendência é de que o valor da moeda digital seja o mesmo aplicado ao Real. Neste caso, R$ 1 do BC digital valeria R$ 1 Real convencional. Mas como as divisas prestam serviços diferentes, é provável que o valor se diferencie com o passar do tempo.

Além do Brasil, que pretende lançar em breve, outros países que também planejam um lançamento de moeda digital com lastro em sua moeda oficial incluem: China, Estados Unidos, Suécia, Coreia do Sul e Bahamas.

A ideia é entrar na corrida pelo sistema financeiro do futuro, mais digital e menos físico.

  • Sobre o autorAdvogado Especialista & Coaching Jurídico
  • Publicações62
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-resumo-sobre-o-real-digital-do-banco-central-que-chegara-para-competir-com-as-criptomoedas-bitcoin-e-outras-entenda/1218984511

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bela explicação DR.ao meu ver será um divisor de águas!!! continuar lendo